Pressurizar uma cabine de pintura nada mais é do que usar a tão famosa “pressão positiva” ou então “atmosfera positiva”. Consiste em inserir na sala de pintura quantidade de ar superior à que é aspirada pelo exaustor, desta forma o volume de ar da sala será maior que o volume da sala, criando pressão.
Por que esta pressão de ar a mais na sala?
Quando a porta da cabine é aberta, o ar sob pressão irá sair e desta forma o exaustor jamais irá puxar ar contaminado de fora da sala.
O módulo pressurizador é composto por dois equipamentos importantíssimos e fundamentais um para o outro: ventilador pressurizador e plenum de distribuição.
Ventilador pressurizador: responsável por aspirar e filtrar o ar externo à sala de pintura e jogá-lo para dentro do plenum.
Plenum de distribuição: por sua vez, este recebe o ar do ventilador pressurizador e o distribui dentro da cabine de forma equalizada, sem criar correntes de vento na sala e realizando ainda mais uma etapa de filtragem de micropartículas e plumas.
Salas pressurizadas de pintura podem contribuir em até 50% a melhora da qualidade de acabamento das peças pintadas, sendo indicadas para empresas que realizem pinturas especiais em peças, veículos e trabalhos de alto acabamento.